Please reload

últimos posts

TPI - World Golf Fitness Summit 2018

17 Oct 2018

1/5
Please reload

Entradas destacadas

Rotina pré jogo para o jogador sério

October 10, 2017

A rotina pré jogo deve conter elementos físicos, mentais, nutricionais e preparatórios para alinhar seu corpo em todos os aspectos para conseguir performar com a maior eficiência.

Uma noite mal dormida, uma comida pesada ou um aquecimento insuficiente podem atrapalhar a concentração do atleta e desviar o foco, que deveria estar unicamente no jogo, para outras áreas.

Todo o mundo já passou por isso um dia, acordou meio indisposto, sem sentir o swing direito ou se sente exausto com dificuldade de concentração. Essa sensação de que alguma coisa não está 100% é suficiente para entrar num redemoinho de pensamentos negativos que com certeza vão afetar seu jogo.

 

A seguir dou umas dicas para alinhar todos os fatores passíveis de manipulação para tentar otimizar a performance no jogo.

 

No dia anterior:

A rotina antes de um jogo importante deve começar na noite anterior. Uma boa noite de sono depende do ambiente externo (luz, barulho, familiaridade) e do interno (alimentação leve, hidratação, ansiedade). Devemos tentar manipular esses fatores ao máximo para evitar que atrapalhe o descanso.

 

1. Deixe todo seu material preparado (tacos, roupa, lanchinho, agua)

2. Faça uma massagem ou tome um banho de imersão com sais

3. Durma cedo e evite televisão e eletrônicos, eles afetam a capacidade de relaxar

4. Faça uma refeição leve e beba bastante líquido para manter a hidratação ótima, evitando bebidas estimulantes como café e refrigerantes

5. Faça uma mentalização do campo e do jogo que gostaria de jogar antes de dormir

 

 

Na manhã do jogo:

Acorde com pelo menos duas horas de entecedência ao tee time para permitir seguir a rotina sem sobresaltos.

 

Café da manhã:

Quando nos faltam nutrientes essenciais ou estamos desidratados, a nossa performance e a capacidade de combater inflamação e agentes externos é menor.

A dieta é algo individual, assim como os gostos mas algumas dicas podem ajudar a evitar incômodos.

 

 

1. Beba um copo grande de agua ao acordar para recuperar a hidratação

2. Faça um cafe da manhã rico em proteinas e baixo em açucares

3. Coma frutas mas evite o suco. A carga glicêmica do suco comparado com a fruta in natura é muito diferente. Evitar altos picos de insulina durante o dia, além de ser uma prática saudável, evita momentos de fome repentinos e queda na performance. Prefira a fruta sempre, ela possui mais vitaminas e fibras

 

Hora de caminhar para a academia do hotel!

 

O aquecimento:

Uma pesquisa publicada pelo Dr Ben Langdown comparou a velocidade do taco e o vôo da bola em três grupos que aqueceu antes do jogo de maneira diferente.

Uma parte aqueceu somente no drive range batendo diferentes tacos, outros aqueceram com alongamentos dinâmicos e o terceiro grupo fez uma série de exercícios de ativação muscular. 

Os que só batiam bola tinham uma média de 243 jardas e 102 mph de Club Head Speed, os que aqueciam coma longamentos dinâmicos 247 jardas e 103 mph e os que faziam ativação muscular com elásticos 249 jardas e 104 mph. A diferença pode parecer pequena, mas 7 jardas ajudam bastante um profissional! 

 

 

 

 

 

Ele constatou  também nesta pesquisa que nem mesmo os jogadores profissionais dedicam tempo suficiente para a prática do aquecimento completo. A maioría dedicava pouco tempo para os aquecimentos e muito para o drive range. Essa prática provoca um maior estresse nas articulações sem o preparo adequado. Alguns deles inclusive ainda faziam alongamentos estáticos, prática que já foi comprovada ser prejudicial para a geração de potência.

 

Mas então o que devemos fazer?

 

Se pudessemos categorizar uma rotina pré jogo de 1 a 10, a rotina que levaria nota 10 seria:

 

1. Refeição tranquila (20min)

2. Ativação muscular e liberação miofascial (40 min)

3. Lanche leve (5 min)

4. Aquecimento no drive range e putting green (60 a 1h30min)

5. Caminhada tranqula até o tee de saída

 

 

Isso demoraria em média duas horas em total.

 

Jogadores profissionais sérios sabem a importância desta rotina. Hábitos reforçam familiaridade e trazem tranquilidade para uma atividade que exige concentração e controle. Quando repetimos as tarefas sempre igual, mesmo que no começo estas pareçam maçantes, estamos reforçando a criação de hábitos saudáveis que podem trazer inúmeros benefícios.

Seguir esta rotina além de ajudar a manter a serenidade, cuidando do corpo internamente com alimentação e descanso apropriado, vai proporcionar uma preparação total do seu corpo ajudando a evitar dores durante o jogo e acúmulo de estresse físico em certas regiões mais demandadas no swing. 

 

Ref: http://www.mytpi.com/articles/fitness/the_science_behind_a_golf_warm_up

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Síguenos