Please reload

últimos posts

TPI - World Golf Fitness Summit 2018

17 Oct 2018

1/5
Please reload

Entradas destacadas

Como os campos de golfe estão ganhando novos sócios com academias top de linha

November 17, 2017

O estudo de tendências e oportunidades de negócios tem como objetivo tentar entender o consumidor e a maneira como ele pensa. Estar atualizado com o mercado é obrigatório no mundo hoje me dia e isso pode alavancar sua empresa seguindo as tendências ou arruinar se continuar a manter a cabeça no século passado. 

 

A preocupação com o número de sócios ativos dos clubes é constante e através da construção de um centro de treinamento e wellness é possível atrair novos sócios e aumentar a retenção daqueles já existentes. Nos estados Unidos analistas da indústria do golfe apontam que a inclusão do fitness e qualidade de vida é o futuro dos campos de golfe.

 

As pesquisas mostram que 70% dos golfistas jogam com dor ou já jogaram com dor. O jogador lesionado vai tentar poupar seu corpo de esforços que não sejam o jogo, portanto vai usar menos o drive range, fazer menos aulas e vai limitar suas idas ao clube para não debilitar ainda mais sua condição. Portanto o jogador lesionado não é um sócio rentável para o clube pois consome menos do que o sócio que está lá duas ou três vezes por semana, jogando com caddie, fazendo aula, almoçando no restaurante, comprando na pro shop e trazendo colegas para o campo. Está comprovado que o teinamento ajuda a prevenir lesões por excesso de treino e por erro de técnica, pois quando o corpo permite maior amplitude de movimento, aceleração e  e desaceleração, a técnica melhora e occorrem menos lesões por padrão de movimento incorreto. Jogadores saudáveis são mais assíduos no clube.

 

O golfe e o restaurante sempre foram os atrativos dos clubes privados, mas a mudança na mentalidade dos jogadores, especialmente na nova geração, exige que os clubes mudem este formato para atender as demandas de serviços e facilidades que motivem o sócio a ser mais assíduo. 

 

Os clubes que investem em academias de ponta normalmente recebem esse investimento em menos de seis meses de volta. Nem todo golfista vai usar a academia nos dias de jogo, mas se o restante da familia não for golfista, ele vai trazer sua esposa e seus filhos para fazer atividade física enquanto ele joga.

 

Uma maneira de atrair os golfistas para a academia é criando programas de treinamento específicos para golfe. Profissionais de educação física especializados em Golf Fitness dentro destes centros são essenciais para criar programas como: Treino de potência, mobilidade, trabalho postural, programas específicos para jovens atletas e programas para as golfistas mulheres. 

 

Os benefícios de um programa de treinamento específico para diferentes populações

 

O clube se beneficia com o aumento da frequência dos sócios, alguns nem precisam de mais incentivo pois já estão no clube diariamente, mas existem populações que não se sentem tão a vontade no clube, seja pela falta de integração social, de serviços ou por barreiras como a proibição de permanência de crianças ou mulheres na sede. Quando o objetivo é aumentar a frequência dos sócios e atrair novos, os clubes precisam criar ambientes onde essas populações que nunca se sentiram a vontade, percebam que existe um cuidado que vai proporcionar uma melhor experiência.

 

Serviços exclusivos que a academia pode oferecer

 

  • Programas para sêniors: Mostrar para os jogadores senior que ainda existe muito golfe dentro deles e lhes dar esperança de poder melhorar fisica e tecnicamente ajuda a renovar sua paixão e incentiva a busca pela melhora da performance. Pessoas fisicamente ativas e com laços sociais vivem mais e mantém 

 

  • Programas para mulheres: Treinar mulheres é completamente diferente de treinar homens. As mulheres se lesionam por motivos diferentes e jogam golfe por motivos diferentes dos homens. Basicamente, as mulheres gostam de ter amizades e quando não se sentem engajadas na comunidade, normalmente deistem do jogo. O maior motivo pelo qual uma mulher pratica esportes é para se divertir. Com isso em emnte os clubes podem criar programas de aulas em grupo como Yoga, Pilates, HITT e outras.

 

  • Programas para jovens talentos: Incentivar o desenvolvimento dos jovens é pensar no futuro do clube. Campos com uma média populacional acima dos 60 anos sofrem o risco de diminuir a quantidade de sócios com o passar dos anos. Mas se o clube investe nas criancas, além de atrair casais jovens como novos sócios, cria uma equipe competitiva a longo prazo para representar o clube em competições. Sabemos que a categoria infanto-juvenil é a que mais cresce no Brasil e para criar campeões é necessário investir no seu desenvolvimento multidisciplinar e isso inclui a preparação física como base. O objetivo é desenvolver o atleta e para nascer o golfista.

 

  • Programas de alta performance: Estes programam visam preparar atletas para as competições nacionais e internacionais representando o clube e o Brasil pela CBG. O treino de alta performance exige entender as necessidades individuais de cada jogador e organizar um treinamento capaz de incentivar seus pontos fortes e corrigir os pontos fracos.

 

A academia de clube ideal

 

 

O espaço da academia não precisa ter 1000m2 mas deve ter um espaço proporcional ao número de sócios e possuir profissionais qualificados para atender este público. Fazer um estudo do projeto é essencial para a otimização do espaço e nessa hora a contratação de um consultor de Golf Fitness ajuda a tomar as decisões corretas. As empresas de equipamentos de musculação vão querer vender o maior número de aparelhos, mas para um programa voltado para o golfe o ideal é não lotar a sala com aparelhos. O golfista precisa praticar movimentos e fazer um trabalho de coordenação e flexibilidade que precisa ser numa area livre. Deixar pelo menos 30% do espaço para a instalação de um tatame ou um gramado artificial que permita os atletas deitar e fazer exercícios livres é, além de mais barato para o clube, muito mais interessante para o treinamento. 

 

Equipamentos essenciais:

 

  • Treinamento funcional: elásticos, kettlebells, pesos livres e barras, TRX, Bosu, bolas de pilates, rolos de liberação miofascial, caixotes de pliometria

  • Máquinas de atividades aeróbias: esteira, transport, remo e bicicletas.

  • Máquinas de musculação: pulley e leg press

  • Area de alongamento: espaldar

 

Como aumentar o interesse dos sócios no golf fitness

 

Existe uma confusão sobre a importância do Golf Fitness para o jogador amador. Muitos acreditam que isso é assunto de jogadores profissionais enquanto que outros acham que pode prejudicar sua performance. Instruir os jogadores sobre a importância da prevenção de lesões mantendo a saúde articular e a qualidade de movimento através de clínicas, workshops e palestras com profissionais certificados no treinamento de golfistas. Com o objetivo de mudar o mindset e renovar o interesse por melhorar o jogo beneficía não só o golfista mantendo a paixão pelo esporte mas também o clube.

 

Ref:TPI  

CMAA

 

 


Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Síguenos